Redação – Matheus Denis (SESI Campo Grande)

4 minutos para ler

O triste crime milionário

Atualmente, muitas mulheres, adolescentes e crianças estão envolvidas em um grande tráfico que movimenta milhões de reais no Brasil. Similarmente, a prostituição ou a exploração sexual vem formentando essa atividade ilegal, levando suas vitimas ou pessoas com as mesmas caracteristicas, viverem em constante medo. Inquestionavelmente, esse ato deixa sequelas a ponto de que, apesar de tais atrocidades, não são todas as vítimas que têm consciência do tráfico. Logo, é perceptível a necessidade de mudanças neste meio através da criação de leis, ações desde a escola e a conscientização de todos, pois cada ação é uma brecha para esse crime.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o turismo sexual se baseia em crimes organizados, onde as vítimas são ameaçadas, junto a suas famílias e recebem falsas autorizações de trabalho. A saber, que de acordo com a reportagem AFP, ‘‘3.350 novos sites em diferentes idiomas promovem o turismo sexual no país, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e Fortaleza’’, dando a entender que é um pais liberal em relação ao sexo, atraindo muitos estrangeiros para o tráfico. Portanto, percebe-se que a questão debatida, além de ser um ato vil, tem grande impacto no Brasil, por se tratar de fatores culturais, políticos e étnicos.

Além disso, a maioria das vítimas são compostas por afro descendentes com baixa escolaridade. Ou seja, de acordo com o Site De Viagens, ‘‘Os turistas viajam para o exterior para explorar o desespero de pessoas pobres em outros países para fazer coisas que não estão disponíveis ou são ilegais em seu próprio país’’, assim eles se aproveitam das pessoas e do lugar que não há muitas restrições para suas ações. Enfim, como retratado as pessoas pobres e com baixa escolaridade tendem a ser vítimas do tráfico.

Em síntese, o turismo sexual, tendo como principal característica o crime organizado para o tráfico de mulheres, crianças e adolescentes, onde exploram o desespero das pessoas para lucrar. De fato, cabe ao Governo pelo Poder Legislativo a criação da Lei ou sua implementação para  haver uma alta multa, levando a prisão para quem trabalha nesse ramo. Além disso, é de extrema necessidade a criação de uma disciplina com conceitos éticos e palestras, visto que, é fundamental a mudança de dentro do país para mudar visão distorcida sobre as mulheres. Como resultado, todas as ações dadas pelo governo e as escolas, contribuirão positivamente para a sociedade brasileira, levando a um país em que seus cidadãos sejam respeitados e valorizados.

Matheus Denis
1ª série do EM
SESI Campo Grande

Destaques SESI – Mato Grosso do Sul

Ao longo do ano de 2020, alunas e alunos das séries finais do Ensino Fundamental II e de todo o Ensino Médio da Rede SESI do Mato Grosso do Sul realizaram oito atividades de escrita do gênero Enem no Programa Letrus. 

Estudantes gostaram muito da experiência e tiveram uma evolução incrível da primeira até a última atividade! E nós não poderíamos deixar passar essa oportunidade de valorizar e parabenizar cada um, não é mesmo?

Portanto, estamos publicando os últimos textos dos/das estudantes que, em cada série, de toda a Rede, realizaram todas as atividades no Programa Letrus e tiveram a maior evolução entre a primeira e a última redação.

Posts relacionados

Deixe um comentário