Redação – Maria Eduarda (SESI Três Lagoas)

3 minutos para ler

Porte ilegal

Porte é o direito do cidadão de andar com uma a arma de fogo pelas vias públicas,  sendo um objeto para garantir a segurança pessoal, isso foi criado pelo Estatuto do Desarmamento, que é uma lei federal, derivada do projeto  de lei n° 292, de autoria do então senador Gerson Camata.

Para uma pessoa ter uma arma ela precisa não ter uma antecedência criminal, capacidade psicológica, embriaguez,  uso de drogas e muitos outros fatores. Pois se tiver esse problema ela não pode ter uma arma, porque  se não  mata a população.

Entretanto o porte de arma de fogo é proibido no Brasil  desde 2003, porém uma pessoa com mais de 25 anos pode ter uma arma só que precisa ter os requisitos necessários estabelecidos na lei 10.826/03. O estatuto  do Desarmamento permite o limite máximo de 6 armas por pessoa. O Estatuto de Controles de Armas de Fogo proíbe o porte de forma ostensiva, bem como entrar ou permanecer em locais , públicos ou privados.

Há vários tipos de portes de armas como por exemplo Porte Rural, Porte Atirador Desportivo,  Colecionador  e Caçador,  Empresas de Segurança,  Porte Funcional e porte pessoal.  Para ter um porte de arma é  necessário um preço para fazer o teste como o teste de psicológia que custa 250 reais e os outri testes que são obrigatórios para ter uma arma, o valor que chega até 10 mil reais.

Assim sendo, a pessoa que tem um porte ilegal de arma de uso permitido,  foi mantida a pena de detenção de 2 a 4 anos para o réu primário, portanto a pena também pode chegar até a 20 anos dependendo do grau do crime feito. O número de mortes no Brasil ta muito grande ja passou dos 62.517 mortes.

Por conta disso o governo tem que prender essas pessoas que matam, eles devem colocar uma escuta na arma para a polícia ouvir o que ele vai fazer e impedi-lo.

Maria Eduarda
8º ano do EF II
SESI Três Lagoas

Destaques SESI – Mato Grosso do Sul

Ao longo do ano de 2020, alunas e alunos das séries finais do Ensino Fundamental II e de todo o Ensino Médio da Rede SESI do Mato Grosso do Sul realizaram oito atividades de escrita do gênero Enem no Programa Letrus. 

Estudantes gostaram muito da experiência e tiveram uma evolução incrível da primeira até a última atividade! E nós não poderíamos deixar passar essa oportunidade de valorizar e parabenizar cada um, não é mesmo?

Portanto, estamos publicando os últimos textos dos/das estudantes que, em cada série, de toda a Rede, realizaram todas as atividades no Programa Letrus e tiveram a maior evolução entre a primeira e a última redação.

Posts relacionados

Deixe um comentário