Redação – Anna Victoria (SESI Três Lagoas)

3 minutos para ler

Turismo sexual: uma prática disseminada pela mídia brasileira

O samba é um estilo de dança mundialmente conhecido e está listado como um dos principais representantes da cultura brasileira. No entanto, a impressão dos estrangeiros sobre a cultura brasileira foi severamente influenciada pelo gênero, o que levou à prática atual do turismo sexual no Brasil. Esse problema decorre da excessiva sexualização das mulheres brasileiras, o que levou ao aumento do abuso sexual em períodos de altas taxas de viagens.

Entretanto, em termos de perspectivas, a forma como as imagens de gênero da mídia das mulheres brasileiras confirmam o fato de distorcer as visões no exterior. O filósofo Pierre Bourdien acredita que “as coisas criadas podem ser utilizadas como meio de democracia e não devem ser transformadas em mecanismos opressores”. Dessa forma, a mídia cumpriu seu papel de forma errada, como a criação do personagem “Globeleza”, representando esse personagem de uma forma incrivelmente vulgar, por respeitar equivocadamente a cultura brasileira.

Outrossim, há uma conexão entre essa insuficiência de pontos de vista e a grande quantidade de abusos durante grandes incidentes turísticos. Segundo dados do Ministério do Turismo, na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os casos de abuso sexual no país aumentaram 20%. Portanto, isso ocorre porque as representações sexuais de anúncios, produtos e programas brasileiros comunicados às mulheres atraem os turistas e as fazem se sentir convidados a desrespeitar as mulheres brasileiras.

Conclui-se que, é necessário que o governo encontre formas de proteger as mulheres e sua imagem. Portanto, a Secretária Especial de Cultura deve formular um plano para usar recursos do governo para se opor à conotação sexual das mulheres representadas pela mídia, que será veiculada na mesma para estimular uma representação limpa das brasileiras. Espera-se que com isso acabe com a “cultura sexual” que existe no Brasil e reduza o número de abusos por parte de turistas.

Anna Victoria
2ª série do EM
SESI Três Lagoas

Destaques SESI – Mato Grosso do Sul

Ao longo do ano de 2020, alunas e alunos das séries finais do Ensino Fundamental II e de todo o Ensino Médio da Rede SESI do Mato Grosso do Sul realizaram oito atividades de escrita do gênero Enem no Programa Letrus. 

Estudantes gostaram muito da experiência e tiveram uma evolução incrível da primeira até a última atividade! E nós não poderíamos deixar passar essa oportunidade de valorizar e parabenizar cada um, não é mesmo?

Portanto, estamos publicando os últimos textos dos/das estudantes que, em cada série, de toda a Rede, realizaram todas as atividades no Programa Letrus e tiveram a maior evolução entre a primeira e a última redação.

Posts relacionados

Deixe um comentário