Gamificação: o que é e como começar a aplicar com sua turma

2 minutos para ler

Sabemos que um dos grandes desafios na docência é manter os alunos engajados e interessados. Uma  solução lúdica para contornar esse desafio e nos auxiliar nessa tarefa é a gamificação.

Do inglês gamification, gamificação é como chamamos o processo de trazer elementos comuns de jogos para ambientes variados, como a sala de aula. Podemos, por exemplo, utilizar pontuações, missões e recompensas, em busca de atingir um objetivo comum. 

Uma proposta para iniciar esse processo de gamificação com sua turma é criar um mural das medalhas.

O mural das medalhas é uma proposta que pode ser aplicada em qualquer disciplina e de um jeito muito prático e simples. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Determine quais atitudes dos alunos serão dignas das medalhas. A dica aqui é escolher aquilo que mereça uma recompensa, como entrega de tarefas em dia, participação nas aulas, ajuda aos colegas. Você pode chamar isso de missões, por exemplo;
  2. Crie uma medalha ou certificado para cada atitude que será recompensada;
  3. Esclareça as regras e combinados com os alunos: um determinado número de medalhas deve proporcionar uma outra recompensa, como nota de participação ou uma aula diferenciada;
  4. Escolha um lugar para expor as medalhas: algumas opções são o Google Sites ou plataformas gratuitas de criação de blogs, como Blogger ou Wix

Para criar suas próprias medalhas e certificados, a dica é utilizar a plataforma de design gratuita Canva. Lá, a diversos modelos pré-estabelecidos que não exigem grandes conhecimentos de informática, como este:


Mariana Andrade Ogasawara é professora de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação na Rede Decisão em São Paulo. Graduada e mestre em Letras, trabalha com educação desde 2013 e encontrou na sala de aula sua verdadeira paixão.

Posts relacionados

Deixe um comentário